Silvia Fiuza, do Grupo Globo, indica lista de leituras sobre memória empresarial

Doutora em História da Cultura, mestre em Antropologia Social e representante dos Centros de Memória do Grupo Globo, Sílvia Fiuza selecionou cinco obras fundamentais para se aprofundar no mundo da memória empresarial.

 

 

 

 

 

 

 

1. Arquivos Pessoais: Reflexões Multidisciplinares e Experiências de Pesquisa, de Isabel Travancas, Joëlle Rouchou e Luciana Heymann (Orgs.). Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013

“O rearranjo dos documentos, viabilizado pela digitalização, alteraria o sentido original do arquivo, comprometendo sua compreensão como um todo orgânico dotado de uma lógica própria? Essas e outras são questões discutidas na publicação que merecem a reflexão por parte de profissionais e grupos que estudem ou atuem em instituições voltadas para a memória.”

2. Usos e Abusos da História Oral, de Marieta de Moraes  Ferreira e Janaína Amado (Orgs.). Rio de Janeiro, Editora FGV, 2006.

Trata-se de uma obra de referência fundamental para historiadores, antropólogos e sociólogos, entre outros, que lidam com fontes orais e também para profissionais de centros de pesquisa e documentação que têm como projeto a constituição de arquivos de baseados em história oral.”

3. Smart Curation, in Smart – O que você não sabe sobre a internet, de Frédéric Martel. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2015.

“O capítulo Smart Curation aborda, entre diversos assuntos, o uso de meios digitais em museus, acervos e centros culturais ligados à indústria criativa. Constata que há uma tendência cada vez maior nesses espaços de dar prioridade ao “diálogo” com seu público na organização de seus conteúdos. E verifica que mais do que uma ferramenta de comunicação global, a internet é para esses museus, acervos e espaços culturais um meio de aproximação com o público local e ligado aos seus conteúdos.”

4. Mídia e Memória – A produção de sentidos nos meios de comunicaçãode Ana Paula Goulart Ribeiro e Lucia Maria Alves Ferreira (Orgs.). Rio de Janeiro, Editora Mauad X, 2007.

A publicação é composta por 17 artigos de pesquisadores de pós-graduação de universidades do Rio de Janeiro, que trabalham com temas ligados à prática discursiva da mídia brasileira e como ela acaba por se constituir em um “lugar de memória” da contemporaneidade.”

5. Memórias da Elite: Arquivos, Instituições e Projetos Memoriaisde Luciana Quillet Heymann. Revista Pós Ciências Sociais – PPGCSoc, UFMA. Dossiê. V.8, nº 11, 2011.

Para estudiosos e gestores de centros de memória, o texto de Luciana Heymann é fundamental para a reflexão sobre as especificidades de cada arquivo. É essencial também para a discussão de como ações voltadas para a memória estão ancoradas nos projetos pessoais dos titulares dos acervos e das instituições que têm a função da sua guarda e preservação.”

A resenha aprofundada de cada um desses livros está disponível na seção ABME Indica.