Memória da Eletricidade indica leituras sobre a história da eletricidade no país

 

O Centro de Memória da Eletricidade tem mais de 30 anos de atuação e, ao longo dessa história, expandiu seu trabalho para promover a guarda de acervos, a pesquisa histórica e a disseminação de conhecimento de forma mais ampla. O centro já produziu mais de 90 publicações e, por estas, recebeu 16 prêmios e menções de reconhecimento. Veja abaixo algumas indicações de leitura sugeridas pela instituição!

 

1. Chesf 70 anos de história

A obra mostra o papel da Chesf como principal agente do processo de eletrificação do Nordeste na segunda metade do século XX, mediante o extraordinário programa de obras de geração e transmissão iniciado com o aproveitamento em grande escala do potencial hidrelétrico da cachoeira de Paulo Afonso, no rio São Francisco.

 

 

 

2. Eletrificação rural no Brasil: uma visão histórica

Organizado em três capítulos, mostra a eletrificação rural como um capítulo parte na história da energia elétrica no Brasil, em virtude de fatores como a dispersão populacional, o elevado custo de implantação das redes elétricas nas zonas rurais e as condições de pobreza de grande parte da população rural do país.

 

3. Eletrosul 50 anos

Publicado em 2018, o livro sistematiza informações essenciais sobre a importante contribuição da Eletrosul para a expansão da oferta de energia elétrica nos estados da região Sul, que há meio século integram a área de atuação da empresa, destacando ainda a sua presença no Mato Grosso do Sul, a partir de 1980, e os seus empreendimentos recentes na região Amazônica.

 

 

4. Energia elétrica e urbanização na cidade do Rio de Janeiro

Com 320 páginas e ricamente ilustrado com 200 imagens, entre fotos, gravuras, plantas e charges, a obra examina em cinco capítulos o papel da energia elétrica no cenário urbano carioca desde a década de 1870, época das primeiras experiências sistemáticas com a eletricidade no Rio de Janeiro imperial, até a década de 1940, momento em que essa forma de energia já estava plenamente incorporada ao cotidiano da cidade.

 

 

5. Panorama do setor de energia elétrica no Brasil

Publicado em 1988, Panorama do setor de energia elétrica no Brasil, primeiro livro produzido pelo Centro da Memória da Eletricidade no Brasil, apresentou inédita e abrangente reconstituição da história da indústria da eletricidade no país, tornando-se fonte de consulta amplamente utilizada por profissionais do setor e da academia.