A Associação Brasileira de Memória Empresarial (ABME) tem como missão fortalecer as políticas e as práticas de memória empresarial no país e contribuir para o reconhecimento de seu valor estratégico na gestão e como patrimônio da sociedade e da cultura brasileira.

Entre seus principais objetivos estão: contribuir com a produção e disseminação do conhecimento relacionado à área; promover o fortalecimento político-institucional dos centros de memória empresarial; apoiar e incentivar a adoção de políticas públicas de preservação do patrimônio histórico material e imaterial das empresas brasileiras; além de apoiar e promover a formação de profissionais para atuar em centros de memória empresarial.

A ABME atua junto a gestores de empresas, profissionais do setor de memória empresarial, universidades, instituições culturais públicas e privadas, imprensa e formadores de opinião, e está aberta à participação de empresas que se empenhem em preservar a memória e gostariam de trocar experiências e discutir as melhores práticas de preservação da memória empresarial.

A associação surgiu como resultado de três anos de trabalho de uma rede formada por gestores de alguns dos principais centros de memória empresarial do país, que se uniram com a intenção de discutir o tema e contribuir para o desenvolvimento desta prática no universo corporativo.

Constituída em 2010, a Rede de Centros de Memória Empresarial cumpriu uma agenda de 12 encontros, nos quais seus integrantes trocaram experiências e debateram questões sobre a identidade e os desafios dos centros de memória. Os encontros também contaram com a participação de profissionais de diferentes áreas que apoiaram as reflexões do grupo.