The Oxford Handbook of Business History

Geoffrey G. Jones and Jonathan Zeitlin (eds). Cambridge: Cambridge University Press, 2003. Indicação: Alexandre Macchione Saes. Professor do Departamento de Economia da FEA/USP, Doutor em História Econômica pelo Instituto de Economia da Unicamp. Tema: Estudos sobre História de empresas

The Oxford Handbook of Business History, publicado em 2003, tornou-se certamente uma importante referência para os pesquisadores interessados nos estudos de história de empresa. Organizado por Geoffrey Jones e Jonathan Zeitlin, respectivamente, professores da Universidade de Harvard e da Universidade de Amsterdam, o livro faz uma substancial síntese sobre temas e problemas contemporâneos da Business History, por meio da contribuição de renomados especialistas da área.

Na primeira parte do livro, os capítulos versam sobre a interdisciplinar área da Business History, observando seu percurso de constituição entre historiadores, economistas e administradores. Cada área do conhecimento observa e analisa o tema da história empresarial por meio de uma lente, se valendo de métodos específicos de análise e de particulares problemas de pesquisa: assim, autores como Patrick Fridenson, Peter Temin, Naomi Lamouroux, William Lazonick e Jonhatan Zeitlin buscaram demonstrar como a Business History ao dialogar com essa ampla gama de metodologias de estudos teve como desafio criar um campo próprio de pesquisa.

Na segunda parte do livro são enfatizadas diferentes formas de organização empresarial: grandes empresas, empresas familiares, clusters industriais, grupos econômicos, carteis e associações econômicas. Nesse sentido, a obra seguiu a tendência das últimas décadas de dar voz para os questionamentos do paradigma chandleriano, apontando para a grande complexidade das estruturas organizacionais existentes entre as experiências de empresas no mundo.

Nas duas partes seguintes, de um lado buscou-se um olhar para dentro das empresas, caracterizando-as segundo suas estruturas e dinâmicas internas, tais como, o papel da tecnologia, do design, do marketing, dos recursos humanos e dos sistemas de informação; enquanto, de outro lado, na última parte do livro, o olhar voltou-se para a relação das empresas com os agentes externos, tais como, o estado, a educação para os negócios, a cultura empreendedora e a formação e o treinamento de agentes econômicos.

Nesse sentido, The Oxford Handbook of Business History deve ser um excelente guia para pesquisadores interessados na história de empresas, uma referência para compreensão dos temas e problemas contemporâneos da área, assim como um guia para as possibilidades teóricas e metodológicas.