Pioneiros e empreendedores: a saga do desenvolvimento no Brasil

Jacques Marcovitch. São Paulo: Edusp/Saraiva (volume 1, 2003; volume 2, 2005; volume 3, 2007).  Indicação: Alexandre Macchione Saes. professor do Departamento de Economia da FEA/USP, Doutor em História Econômica pelo Instituto de Economia da Unicamp Tema: pioneirismo empresarial

Pioneiros e empreendedores: a saga do desenvolvimento no Brasil é uma trilogia de autoria de Jacques Marcovitch, professor sênior do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da FEA/USP e reitor da Universidade de São Paulo entre 1997 e 2001.

Com uma ampla pesquisa sobre a trajetória de vinte e quatro pioneiros empresariais, Jacques Marcovitch reconstrói uma parte da história econômica brasileira ressaltando relevantes personagens que por meio de seus negócios assumiram papeis de lideranças empresariais entre  os homens de negócio de suas gerações. O volume 1 apresenta a história da família Prado, de Nami Jafet, Francisco Matarazzo, Ramos de Azevedo, Jorge Street, Roberto Simonsen, Julio Mesquita e Leon Feffer. O volume 2 discorre sobre os casos de Mauá, Luiz de Queiroz, Attílio Fontana, Valentim dos Santos Diniz, Guilherme Guinle, das famílias Lafer/Klabin, José Ermírio de Moraes e os Gerdau-Johannpeter. Finalmente, o volume 3 recupera as trajetórias de vida e dos negócios de Delmiro Gouveia, Herman Lundgren, Edson de Queiroz, Luiz Tarquinio, Azevedo Antunes, Samuel Benchimol, Roberto Marinho e Bernardo Mascarenhas.