Panorama do setor de energia elétrica no Brasil

Indicação: Memória da Eletricidade Tema: história empresarial

Publicado em 1988, Panorama do setor de energia elétrica no Brasil, primeiro livro produzido pelo Centro da Memória da Eletricidade no Brasil, apresentou inédita e abrangente reconstituição da história da indústria da eletricidade no país, tornando-se fonte de consulta amplamente utilizada por profissionais do setor e da academia. Em 2006, uma segunda edição, revista e ampliada, foi lançada em versão bilíngue português/inglês, ao ensejo da comemoração dos 20 anos de atividades da Memória da Eletricidade.

Organizado em capítulos cronológicos (quatro na primeira edição, seis na segunda), o livro considera os marcos fundamentais da história do setor do ponto de vista institucional. Remontando às primeiras experiências com eletricidade no final do Império, descreve a implantação e o crescimento das atividades de energia elétrica sob a égide do capital privado, a expansão liderada pelas empresas públicas sob a coordenação da Eletrobras e a redefiniçao dos rumos do setor a partir das reformas liberalizantes do final do século passado.

Fruto de amplo esforço de pesquisa bibliográfica e documental, o livro tornou-se uma obra de referência sobre a formação e o desenvolvimento do setor elétrico, representando uma das principais marcas da produção editorial da Memória da Eletricidade.