Organizational Memory

WALSH, James; UNGSON, Gerardo Rivera. Indicação: Academy Management Review. January 1, 1991 16:1 57-91. Tema: Memória Organizacional Faça download do arquivo

Numa abordagem de natureza organizacional, o artigo de Walsh & Ungson é um clássico da literatura sobre o tema da memória nas instituições. Embora relativamente antigo, o texto apresenta uma discussão consistente sobre o papel da memória organizacional, conceito até então pouco sistematizado para o ambiente da gestão empresarial, que influenciou vários pesquisadores ao longo das décadas seguintes.

Representantes da escola de negócios americana, os autores trabalham com os conceitos de aprendizagem organizacional, processos informacionais e do armazenamento de informações pelas organizações para uso futuro. Trata-se de uma aproximação do conceito de memória, como abordado pelas ciências humanas, para utilização no âmbito da Administração. Sendo assim, sistematizam o conceito de memória organizacional, como instrumentalização do passado das organizações para uso informacional e de conhecimento.

Ao longo do texto, os autores trabalham com conceitos utilizados amplamente pela Ciência da Informação, em três perspectivas diferentes: a definição do lugar da memória na estrutura administrativa;  a análise dos processos de aquisição, armazenamento e recuperação da informação e, por fim, a discussão sobre os usos possíveis da memória em ambientes organizacionais, incluindo aspectos como o mau uso e o abuso da informação retrospectiva e de sua repercussão.  Ao final, como resultado da discussão, os autores apresentam uma proposta metodológica para o estudo da memória organizacional e sua aplicação como ferramenta de gestão.