Memória institucional

THIESEN, I. João Pessoa: UFPB, 2013. 312p. Indicação: Marcia Pazin, Doutora e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo. Docente do curso de Arquivologia na Faculdade de Filosofia e Ciências/UNESP. Autora do livro Arquivos de organizações privadas: funções administrativas e tipos documentais. Tema: Memória

Estudiosa da memória institucional desde a década de 1990, o livro Memória Institucional é resultado da tese de doutoramento de Icleia Thiesen. A partir de um amplo espectro teórico, a autora desenvolve sua argumentação visando a construção de um conceito abrangente de Memória Institucional, abordando tanto as questões relativas ao campo social, quanto à construção da memória pelo próprio grupo, na tentativa de estabelecer seu lugar dentro das instituições. Cabe destacar que no texto, a memória é tratada como um elemento primordial de funcionamento no âmbito institucional.

Para delimitar o campo de atuação da Memória Institucional e suas especificidades, a autora parte do pressuposto de que a memória está diretamente relacionada ao jogo de informações construídas na dinâmica dos discursos produzidos pelas instituições, na relação espaço-tempo, na articulação de duas faces de uma mesma moeda: a lembrança e o esquecimento. Trata-se de um texto teórico essencial para todos que querem refletir sobre a memória institucional e seu papel social.