O livro História e Memória contempla uma coletânea de artigos publicados originalmente por Jacques Le Goff no primeiro volume da Enciclopedia Einaudi, uma enciclopédia italiana voltada a temas de ciências humanas e sociais, produzida pela editora de mesmo nome entres as décadas de 1970 e 1980.
Desde o início um clássico da literatura sobre o tema, os verbetes apresentados tornaram-se referência para todos aqueles que estudam as diversas faces da preservação histórica.
Embora outros artigos, como Documento/Monumento, sejam também essenciais para a compreensão das atividades dos profissionais ligados a arquivos, bibliotecas, museus e centros de memória, o artigo Memória contém, em si, a discussão básica sobre por que, afinal de contas, o homem preserva documentos selecionados para fruição de uma determinada “memória”.
A partir da contextualização do conceito e do histórico da transformação da memória, daquela pessoal e intangível até a formalização produzida pelos criação de documentos que representam, eles próprios, a estrutura de algo que se deseja (ou que se deve) lembrar, o autor estabelece uma sequência narrativa e analítica que parte das estratégias mnemônicas da Antiguidade, passando pelas fórmulas documentais, até chegar ao papel dos Arquivos Nacionais, criados após a Revolução Francesa, como instituições responsáveis pela preservação de uma certa memória documental das sociedades humanas. Jacques Le Goff apresenta, assim, uma perspectiva cultural para o conceito de memória dentro do contexto da historiografia contemporânea.