História de empresas e desenvolvimento econômico

Tamás Szmrecsányi e Ricardo Maranhão. São Paulo: Edusp/Hucitec, 2002. Indicação: Alexandre Macchione Saes. Professor do Departamento de Economia da FEA/USP, Doutor em História Econômica pelo Instituto de Economia da Unicamp Tema: Estudos sobre História de empresas

A Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica foi formada em setembro de 1993, na Faculdade de Economia e Administração da USP, durante a 2ª Conferência internacional de História de Empresas, realizada juntamente com o I Congresso Brasileiro de História Econômica. Naquela oportunidade buscava-se congregar especialistas das áreas de História Econômica e de História de Empresas do Brasil, no sentido de organizar e fortalecer o campo de pesquisa.

Foi desse evento que resultou a publicação História de empresas e desenvolvimento econômico, organizada pelos professores Tamás Szmrecsányi e Ricardo Maranhão, livro composto por vinte e dois trabalhos apresentados naquela oportunidade. Os artigos abordam perspectivas diversas da História de Empresas, divididos em seis blocos: pesquisas que analisam os rumos teóricos da área; estudos de caso que enfatizavam as relações de trabalho dentro das empresas; outros que acompanham a trajetória das empresas multinacionais na América Latina; pesquisas sobre as relações entre o Estado e as empreas de serviços públicos; e, ainda, aqueles que iluminam o papel dos empresários.

Entre autores nacionais e estrangeiros, todos participantes da 2ª Conferência Internacional de História de Empresas, é possível registrar a participação, por exemplo, de Luiz Carlos Bresser Pereira, Ricardo Maranhão, Steven Tolliday, Pier Angelo Toninelli e Elisabeth Von der Weid.

O livro cumpre com um relevante papel de apresentar um rico material teórico e empírico para uma reflexão sobre uma área ainda em formação no Brasil. Ainda hoje a História de Empresas no Brasil possui uma tradição de estudos de caso, mas ainda está bastante distante dos debates teóricos existentes tanto nos Estados Unidos como na Europa.