Eletrosul 50 anos

Indicação: Memória da Eletricidade Tema: história empresarial

O livro Eletrosul 50 anos foi produzido pelo Centro da Memória da Eletricidade no Brasil, a pedido da Eletrosul Centrais Elétricas, integrando o conjunto de iniciativas que marcaram a comemoração dos 50 anos de criação da companhia. Trata-se do mais recente trabalho da Memória da Eletricidade no campo da pesquisa historiográfica e da memória empresarial.

Publicado em 2018, o livro sistematiza informações essenciais sobre a importante contribuição da Eletrosul para a expansão da oferta de energia elétrica nos estados da região Sul, que há meio século integram a área de atuação da empresa, destacando ainda a sua presença no Mato Grosso do Sul, a partir de 1980, e os seus empreendimentos recentes na região Amazônica.

A história da companhia é apresentada de forma abrangente desde suas origens à atualidade, passando pela emblemática cisão e privatização de seu parque gerador em 1998 e o retorno ao negócio de geração em 2004. Ilustrada por quase uma centena de imagens, a publicação conta com uma versão do texto em inglês.