Eletrificação rural no Brasil: uma visão histórica

Indicação: Memória da Eletricidade Tema: história empresarial

Publicado em 2016, Eletrificação rural no Brasil: uma visão histórica é fruto de extensa pesquisa realizada pelo Centro da Memória da Eletricidade no Brasil com o apoio da Eletrobras e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) com o objetivo de levantar e sistematizar informações dispersas sobre a implantação dos serviços de energia elétrica no meio rural brasileiro desde os primórdios do século passado.

Apresentado em versão bilíngue português/espanhol, o livro descreve as principais etapas e desafios da eletrificação rural no Brasil, em correlação com o desenvolvimento do setor elétrico. Organizado em três capítulos, mostra a eletrificação rural como um capítulo parte na história da energia elétrica no Brasil, em virtude de fatores como a dispersão populacional, o elevado custo de implantação das redes elétricas nas zonas rurais e as condições de pobreza de grande parte da população rural do país. O texto é entremeado por depoimentos de técnicos e do setor com atuação relevante no planejamento e execução de programas Luz no Campo e Luz para Todos.

Além de tabelas e mapas temáticos, a obra contém quase 100 imagens relacionadas ao processo de eletrificação rural, ao uso da energia e às condições de vida no meio rural brasileiro, obtidas a partir da pesquisa em fundos e coleções diversas, e de contatos com cooperativas, empresas de energia elétrica e fotógrafos independentes.