Um dos grandes desafios para as entidades de preservação é compreender e definir quais documentos, dentre todos os produzidos dentro de uma organização, seja ela pública ou privada, devem ser preservados permanentemente. Embora existam procedimentos metodológicos específicos de Avaliação Documental, sabe-se da dificuldade de compreender o contexto de produção documental, as relações existentes entre os documentos de arquivo, e responder à questão: quais são os documentos essenciais, que devem ser preservados para possibilitar a leitura posterior daquela organização? Um dos motivos que dificultam esse processo é o desconhecimento dos profissionais da informação sobre a composição e a tipologia documento dos arquivos.
Elaborado a partir da pesquisa que resultou na tese de doutoramento da autora, o livro, de natureza instrumental, pretende apresentar um panorama sistematizado das principais funções desempenhadas pelo conjunto das organizações privadas, sejam empresas ou entidades da sociedade civil, e dos documentos por elas produzidos. Composto por duas partes, o livro apresenta inicialmente um resumo sobre cada um dos grandes conjuntos de atividades-meio identificados, como a Configuração Jurídica, a Direção Institucional, os Recursos Humanos (denominado de Gestão de Relações de Trabalho pela autora), Comunicação, entre outros, incluindo um item sobre as funções técnico-finalísticas que, embora sejam específicas para cada negócio, possuem algumas características gerais identificáveis. Na segunda parte, o Glossário de Documentos apresenta os tipos, espécies e formatos de documentos tradicionalmente encontrados em arquivos de empresas.