GRUPO GLOBO

Os centros de memória do Grupo Globo têm como missão: preservar a história das empresas Globo, reconstituir a participação e ação dos fundadores, funcionários e colaboradores; refletir sobre o papel cultural, político e econômico do Grupo nos momentos importantes da história do país; e transformar essa reflexão em conhecimento e instrumento de comunicação.

As marcas mais longevas do Grupo – O Globo, TV Globo, Rádio Globo e rede CBN – têm centros de memória específicos que servem de suporte para a reconstrução de suas trajetórias, apoio às atividades atuais e suporte aos projetos futuros. Esses conteúdos geram livros (impressos e digitais), sites, documentários, programas, entre outros produtos que disseminam informações sobre as empresas para os públicos interno e externo. Os principais marcos da história das empresas estão reunidos no site História do Grupo Globo.

O Acervo Roberto Marinho constitui-se em uma área de memória específica. Criado em 2005, ele reúne e organiza os documentos textuais, fotografias e objetos dos fundadores do Grupo Globo e de seus descendentes. Seu arquivo abrange o período de 1846 aos dias de hoje e reúne correspondências, artigos, jornais, fotografias, material audiovisual e objetos museológicos. A documentação do acervo tem gerado diversos produtos culturais, como exposições, documentários, publicações, sites.

Acervo Roberto Marinho

Formado a partir do arquivo pessoal do fundador do Grupo Globo, jornalista Roberto Marinho, o Acervo que leva seu nome conta com uma documentação expressiva sobre diversos aspectos da sua vida profissional, pessoal e familiar. Esse conteúdo fornece um panorama da formação e atuação das empresas Globo, assim como da política nacional, dos meios de comunicação e das telecomunicações no Brasil. Conta também com documentos do jornalista Irineu Marinho, pai de Roberto Marinho, que retratam a fundação e a trajetória do jornal A Noite e a criação do jornal O Globo. Fornece informações sobre a imprensa no início do século XX, assim como revela aspectos sociais, econômicos e culturais da cidade do Rio de Janeiro e do país.

O Acervo Roberto Marinho realiza um programa de história oral com profissionais, colaboradores e personalidades que têm ou tiveram relacionamento direto com Roberto Marinho e participação na história do Grupo Globo. As entrevistas, baseadas em história de vida e na trajetória das empresas Globo, quando trabalhadas em conjunto com os documentos textuais e audiovisuais, permitem a criação de diversos produtos culturais. Dois livros foram publicados a partir desses conteúdos: Roberto Marinho (escrito pelo jornalista Pedro Bial) e Irineu Marinho: imprensa e cidade (de autoria da socióloga Maria Alice Rezende de Carvalho). Eles também serviram de base para o primeiro volume da biografia Roberto Marinho – O Poder está no Ar, do jornalista Leonencio Nossa.

A documentação do Acervo Roberto Marinho tem sido mostrada em exposições. Em 2004 e 2005 foi apresentada a exposição O Século de um Brasileiro no Museu do Paço Imperial, no Rio de Janeiro, em comemoração ao centenário do jornalista e empresário. Além de quadros e esculturas que compõem a Coleção Roberto Marinho, atualmente aberta ao público no Instituto Casa Roberto Marinho, no bairro do Cosme Velho, no Rio, foram montadas instalações, a partir da documentação do Acervo, para retratar sua trajetória e as diferentes empresas do Grupo Globo.

A exposição Roberto Marinho – Empreendedor da Cultura foi realizada em 2013 na Academia Brasileira de Letras (ABL), onde o jornalista ocupou a cadeira nº 39. Apresentou instalações multimídia baseadas dos documentos textuais, audiovisuais, iconográficos e objetos museológicos do Acervo Roberto Marinho. Durante três meses, o público visitou a exposição e as escolas das redes pública e privada levaram crianças e jovens para participar de um programa educativo montado no local.

O Acervo Roberto Marinho disponibiliza para o público parte do seu conteúdo no site Memória Roberto Marinho. Nele é possível encontrar cartas, fotografias, vídeos, minidocumentários, documentos probatórios, publicações diversas sobre o jornalista e seu relacionamento com jornalistas de suas empresas, empresários, personalidades da vida política e cultural brasileira. Há ainda ampla documentação sobre seu empenho na construção do Grupo Globo e da Fundação Roberto Marinho, além da sua vida em família, suas atividades esportivas, as homenagens recebidas e as obras de arte que colecionou ao longo da vida.

Memória Globo

Criado em 1999, o Memória Globo é área responsável pela história da TV Globo e de seus profissionais. Pesquisa e produz conhecimento sobre a programação da emissora, seus marcos institucionais e as transformações tecnológicas e estéticas pelas quais passou desde sua fundação, em 1965. O Memória Globo desenvolve um programa de história oral e já realizou mais de mil entrevistas com funcionários, ex-funcionários e colaboradores. São centenas de jornalistas, editores, atores, diretores, autores, figurinistas, cenógrafos, engenheiros, publicitários e muitos outros profissionais que em seus depoimentos traçam a história da Globo, mas também de outras emissoras de televisão, do teatro, cinema, publicidade e da telecomunicação no país. Os depoimentos, junto à documentação textual e audiovisual, levaram o Memória Globo a publicar vários livros – o Dicionário da TV Globo, o Jornal Nacional: a notícia faz história, Entre tramas, rendas e fuxicos, Autores: histórias da teledramaturgia, Almanaque da TV Globo, Correspondentes: bastidores, histórias e aventuras de jornalistas brasileiros pelo mundo, entre outros. Desde 2008, mantém o site Memória Globo onde é possível encontrar informações, fotos, vídeos e minidocumentários sobre telejornais, coberturas jornalísticas e esportivas, perfis de profissionais e programas, da inauguração da Globo aos dias atuais.

Memória O Globo

Desde o seu lançamento em 1925, O Globo formou um acervo jornalístico que conta a história do Brasil e do mundo no âmbito da política, da economia, da cultura, da saúde, da educação e do meio ambiente, entre outros temas relevantes. Em 2013, foi lançado no site O Globo a seção Acervo O Globo com a versão digital de todas as páginas do jornal, desde a sua primeira edição; e a seção Memória O Globo, onde o leitor tem acesso aos bastidores de importantes reportagens, edições especiais, fotografias e vídeos de momentos marcantes da história do Brasil e do mundo. Encontra também informações sobre a história institucional do jornal, depoimentos e perfis com a trajetória de seus jornalistas – repórteres, executivos, cronistas, colunistas, articulistas, caricaturistas, fotógrafos, diagramadores e designers -, dados sobre a cobertura de esportes, os prêmios recebidos, as promoções e as ações de responsabilidade social desenvolvidas pelo jornal O Globo.

Memória SGR

O Sistema Globo de Rádio mantém um centro de documentação e pesquisa que reúne conteúdos produzidos pelas rádios Globo, CBN e BH FM, assim como por emissoras que não mais existem como a Mundial, Eldorado, 98 FM, entre outras. Áudios de coberturas e entrevistas históricas foram recuperados e digitalizados. A partir desse material, o Memória SGR já produziu várias ações como as mostras Rádio Globo 70 anos e CBN 25 anos, lançados respectivamente em 2014 e 2016 nos sites das emissoras.

O Grupo Globo

O Grupo Globo nasceu em 1925 com a fundação do jornal O Globo. É formado por empresas de comunicação, de tecnologia e inovação, e mantém a Fundação Roberto Marinho.

A Globo, maior produtora de conteúdo audiovisual próprio da América Latina, é composta pela TV Globo (emissora aberta distribuída pelo país por meio de cinco emissoras próprias e 115 afiliadas); os Canais Globo, canais por assinatura e on demand  (GloboNews, GNT, SportTV, Multishow, Telecine, Futura, entre outros); o Globoplay, plataforma digital de streaming de vídeos e áudios sob demanda (filmes, séries, programas de TV, podcasts etc.), que oferece produções originais e exclusivas em parceria com a TV Globo e os canais por assinatura, produtoras independentes e produtoras internacionais. A Globo Filmes, uma coprodutora do cinema brasileiro que atua em parceria com produtoras independentes. E a Globo.com que opera em plataformas digitais e é provedora de serviços tecnológicos para as empresas do Grupo Globo.

A Editora Globo reúne todas as publicações, impressas e digitais, do Grupo: jornais O Globo, Extra, Valor e Expresso; revistas como Quem, Vogue, Casa e Jardim e Marie-Claire; e a Globo Livros, responsável pelo lançamento de livros de autores nacionais e estrangeiros.

O Sistema Globo de Rádio reúne as emissoras Rádio Globo (emissora no Rio de Janeiro com programação jovem, distribuída por FM e meio digital), a rede CBN (rede de emissoras próprias e afiliadas em todo o país com programação jornalística e transmissões esportivas 24 horas por dia, distribuída por FMs e por meio digital); e a BHFM, uma emissora de rádio local de Belo Horizonte, Minas Gerais.

A Globo Ventures é a empresa mais jovem do Grupo Globo. Aposta e investe no empreendedorismo, buscando capturar e ampliar as oportunidades geradas pela tecnologia e inovação que caracterizam o mundo contemporâneo.

Fundação Roberto Marinho

O Grupo Globo, desde 1977, mantém a Fundação Roberto Marinho. A crença de que a comunicação é instrumento para a transformação social faz com que a Fundação desenvolva, com parceiros públicos e privados, inúmeros projetos que visam enfrentar os principais desafios educacionais brasileiros.

O Telecurso, projeto de educação à distância, é o carro chefe da FRM e, a partir dos anos 1970, ajudou a formar milhões de estudantes nos ensinos fundamental e médio em todo o país. Desenvolveu uma metodologia que combina o melhor do conhecimento acadêmico na área pedagógica a um conjunto de ações (como formação de professores, acompanhamento e avaliação) e passou a ser adotado como política pública, em parceria com os governos federal, estaduais e municipais.

A Fundação Roberto Marinho, junto com instituições parceiras, criou o canal Futura para inspirar jovens e educadores na promoção do direito à educação. O Futura, um projeto social de comunicação, exibe uma programação que alia entretenimento e conhecimento útil para a vida, além de ações de mobilização social. Os conteúdos multiplataforma do Canal Futura são organizados e distribuídos de forma colaborativa e estão disponíveis na TV e nas plataformas dos Canais Globo e do Globoplay.

A Fundação entende a educação para além da sala de aula, e de forma indissociável da cultura e da arte. Com o intuito de ampliar o acesso à cultura a todos os públicos e tornar a experiência de aprender ainda mais prazerosa, concebeu museus, em parceria com instituições públicas e privadas. Entendidos como espaços de convivência e compartilhamento de conhecimentos, espaços como o Museu do Amanhã e o MAR – Museu de Arte do Rio, os museus do Futebol e da Língua Portuguesa, em São Paulo, e o Paço do Frevo, em Recife, são acessíveis a todos os públicos.

Créditos e legendas das fotos: 

homepage: Novela O Tempo Não Para, 2018. Globo/João Miguel.

no alto: Acervo Roberto Marinho (divulgação)