Alexandre Saes, professor do Departamento de Economia da FEA/USP, indica leituras sobre história empresarial.

Alexandre Macchione Saes, professor do Departamento de Economia da FEA/USP e Doutor em História Econômica pelo Instituto de Economia da Unicamp sugere algumas leituras sobre história das empresas. Confira!

 

  1. Empresário Industrial e Desenvolvimento Econômico no Brasil. Fernando Henrique Cardoso. Rio de Janeiro: Difel, 1964.

Fernando Henrique Cardoso, por meio da obra Empresário Industrial e Desenvolvimento Econômico, apresentava uma relevante contribuição para um amplo debate político e acadêmico sobre o caráter da chamada burguesia nacional. Nas palavras de Florestan Fernandes, o livro “estabelece uma tipologia empírica das em

presas industriais brasileiras e caracteriza a organização e os conteúdos do horizonte cultural dos tipos de empresários que as dirigem”

 

 

 

 

2. História de empresas e desenvolvimento econômico. Tamás Szmrecsányi e Ricardo Maranhão. São Paulo: Edusp/Hucitec, 2002.

Organizado pelos professores Tamás Szmrecsányi e Ricardo Maranhão, o livro é composto por vinte e dois trabalhos apresentados na 2ª Conferência internacional de História de Empresas, realizada juntamente com o I Congresso Brasileiro de História Econômica. . Os artigos abordam perspectivas diversas da História de Empresas, divididos em seis blocos: pesquisas que analisam os rumos teóricos da área; estudos de caso que enfatizavam as relações de trabalho dentro das empresas; outros que acompanham a trajetória das empresas multinacionais na América Latina; pesquisas sobre as relações entre o Estado e as empreas de serviços públicos; e, ainda, aqueles que iluminam o papel dos empresários.

 

 

 

3. The Oxford Handbook of Business History. Geoffrey G. Jones and Jonathan Zeitlin (eds). Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

The Oxford Handbook of Business History, publicado em 2003, tornou-se certamente uma importante referência para os pesquisadores interessados nos estudos de história de empresa. Organizado por Geoffrey Jones e Jonathan Zeitlin, respectivamente, professores da Universidade de Harvard e da Universidade de Amsterdam, o livro faz uma substancial síntese sobre temas e problemas contemporâneos da Business History, por meio da contribuição de renomados especialistas da área.

 

 

 

4.História de empresas no Brasil: entre os desafios teóricos e os estudos de caso. Armando João Dalla Costa. Saes, Alexandre, Saes, Flávio, & Ribeiro, Maria Alice. Rumos da história econômica no Brasil: 25 anos da ABPHE. São Paulo: Alameda, 2017.

O objetivo do artigo de Armando Dalla Costa era apresentar um balanço do desenvolvimento da área de história das empresas nas últimas décadas. Tendo acumulado considerável experiência na área, assim como desempenhado papel institucional no setor, o convite para o profissional veio em 2017, na ocasião da publicação do livro dedicado aos 25 anos da ABPHE.

 

 

 

 

5.Pioneiros e empreendedores: a saga do desenvolvimento no Brasil. Jacques Marcovitch. São Paulo: Edusp/Saraiva (volume 1, 2003; volume 2, 2005; volume 3, 2007).

Com uma ampla pesquisa sobre a trajetória de vinte e quatro pioneiros empresariais, Jacques Marcovitch reconstrói uma parte da história econômica brasileira ressaltando relevantes personagens que por meio de seus negócios assumiram papeis de lideranças empresariais entre  os homens de negócio de suas gerações.