ABME elege Conselho Consultivo

Neste mês de março, a ABME dá mais um passo para ampliar a sua atuação: passaremos a ter um Conselho
Consultivo formado por referências na área de memória empresarial, que apoiarão a nossa missão de
contribuir para o desenvolvimento desta prática no universo corporativo.

Saiba mais sobre os membros:

Ana Maria Camargo
Ana Maria de Almeida Camargo é professora sênior junto ao Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, com inúmeros trabalhos publicados nas áreas da Documentação e da Arquivologia.

Célia Picon
Com mais de 15 anos de experiência na organização e gestão de conselhos de família e de governança de empresas famliliares, Celia Picon é consultora sênior associada da Cambridge Family Enterprise Group. Atualmente, participa da Comissão de Empresas Familiares do IBGC e contribui com a orientação estratégica de diversos conselhos, entre eles Canal Futura – Fibria, Conselho de Sustentabilidade da Aberj e o Conselho do Museu da Pessoa. 

Jacques Marcovitch
Autor da trilogia “Pioneiros e Empreendedores: a saga do desenvolvimento no Brasil”, dentre outras publicações, Jacques Marcovitch é Professor Emérito da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP. Já recebeu vários reconhecimentos por sua atuação no mercado, dentre eles l ́Ordre Nationale de la Legion D ́Honneur (França), o Prêmio Jabuti, a Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco e a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Marcia Pazin
Marcia Pazin é doutora e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo. Docente do curso de Arquivologia na Faculdade de Filosofia e Ciências/UNESP. Autora do livro Arquivos de organizações privadas: funções administrativas e tipos documentais

Miriam Collares
Especialista em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia e mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais pelo CPDOC-FGV. Dentre os destaques de sua carreira, podemos mencionar sua passagem pelo Museu Eugênio Teixeira Leal (1984-1991), na Bahia; pelo Ibase (1994-2001), no Rio de Janeiro; e na  coordenação do Programa Memória Petrobras (2003-2018).

Mônica Ferrari Nunes
Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC – SP, com formação complementar na École des Hautes Études en Sciences Sociales e também na Université Paris VIII, ambas na França, Mônica Rebecca Ferrari Nunes atua hoje como docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e Práticas de Consumo, da ESPM, onde é Líder do Grupo de Pesquisa MNEMON, Memória, Comunicação e Consumo. É também membro fundadora da Rede Brasileira de Pesquisadores em Memória e Comunicação-REMEMORA, vice-coordenadora do GTMemória nas Mídias, da Compós.

Paulo Nassar
Paulo Nassar é professor titular da ECA – USP, onde também coordena o Grupo de Estudos de Novas Narrativas.  Além da atuação na universidade, ele é Diretor-presidente da Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.

Renata Coutinho
Renata Coutinho é membro do conselho consultivo de Governança e Compliance da ACRJ (Associação Comercial do Rio de Janeiro). Atua ainda como professora na área de Organizações e Gestão de Empresas Familiares da PUC/RJ, desde 2008, além de ser consultora do Núcleo de Empresas Familiares no IAG/PUC-RJ e coordenadora dos cursos de Gestão Estratégica de Empresas Familiares e IAG MBA Management. Possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro.

Sérgio Fausto
Diretor Geral da Fundação Fernando Henrique Cardoso, codiretor do Projeto Plataforma Democrática e coeditor da série de livros “O Estado da Democracia na América Latina”. O pesquisador faz parte do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional da Universidade de São Paulo (Gacint-USP) e, durante os mandatos presidenciais de Fernando Henrique Cardoso (1995-1999e 1999-2003), foi assessor do Ministério da Fazenda, do Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior e do Ministério do Planejamento