Márcia Pazin, doutora em História Social, indica leituras sobre memória empresarial

Marcia Pazin, Doutora e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo e docente do curso de Arquivologia na Faculdade de Filosofia e Ciências/UNESP é também autora do livro Arquivos de organizações privadas: funções administrativas e tipos documentais. Confira as suas dicas de leitura!

  1. Centros de Memória – Uma proposta de definição, de Anna Maria Camargo e Silvana Goulart

A partir da comparação entre arquivos, bibliotecas e museus, tradicional na literatura sobre o tema, as autoras estabelecem um lugar para os Centros de Memória dentro da categoria de instituições de preservação, para além daquelas já consolidadas. A especificidade institucional que nasce a partir das novas demandas da sociedade para organizar espaços de preservação de documentos e a valorização da memória organizacional dão o mote para a busca de uma definição.

 

 

2. Memória. In: História e Memória. LE GOFF, Jacques. Campinas: Editora da Unicamp, 2013

O livro História e Memória contempla uma coletânea de artigos publicados originalmente por Jacques Le Goff no primeiro volume da Enciclopedia Einaudi, uma enciclopédia italiana voltada a temas de ciências humanas e sociais, produzida pela editora de mesmo nome entres as décadas de 1970 e 1980.

 

 

3.Memória institucional. THIESEN, I. João Pessoa: UFPB, 2013. 312p.

Estudiosa da memória institucional desde a década de 1990, o livro Memória Institucional é resultado da tese de doutoramento de Icleia Thiesen. A partir de um amplo espectro teórico, a autora desenvolve sua argumentação visando a construção de um conceito abrangente de Memória Institucional, abordando tanto as questões relativas ao campo social, quanto à construção da memória pelo próprio grupo, na tentativa de estabelecer seu lugar dentro das instituições.

 

4.Organizational Memory. WALSH, James; UNGSON, Gerardo Rivera.

Numa abordagem de natureza organizacional, o artigo de Walsh & Ungson é um clássico da literatura sobre o tema da memória nas instituições. Embora relativamente antigo, o texto apresenta uma discussão consistente sobre o papel da memória organizacional, conceito até então pouco sistematizado para o ambiente da gestão empresarial, que influenciou vários pesquisadores ao longo das décadas seguintes.

 

5.Arquivos de Organizações Privadas: funções e tipos documentais. PAZIN, Marcia. São Paulo: ARQ-SP, 2012

Elaborado a partir da pesquisa que resultou na tese de doutoramento da autora, o livro, de natureza instrumental, pretende apresentar um panorama sistematizado das principais funções desempenhadas pelo conjunto das organizações privadas, sejam empresas ou entidades da sociedade civil, e dos documentos por elas produzidos. Composto por duas partes, o livro apresenta inicialmente um resumo sobre cada um dos grandes conjuntos de atividades-meio identificados, como a  Configuração Jurídica, a Direção Institucional, os Recursos Humanos (denominado de Gestão de Relações de Trabalho pela autora), Comunicação, entre outros, incluindo um item sobre as funções técnico-finalísticas que, embora sejam específicas para cada negócio, possuem algumas características gerais identificáveis.  Na segunda parte, o Glossário de Documentos apresenta os tipos, espécies e formatos de documentos tradicionalmente encontrados em arquivos de empresas.

6. A memória organizacional no contexto da engenharia do conhecimento. MELGAR-SASIETA, H. C. A. S.; BEPPLER, F. D.; PACHECO, R. C. S. DataGramaZero, v. 12, n. 4, 2011.

Pesquisadores ligados à área de Engenharia, os autores abordam o tema do ponto de vista dos sistemas de informação voltados à construção de conhecimento nas organizações. Diferentemente das abordagens sociais, neste caso o texto apresenta uma abordagem sistêmica da construção de estruturas de aquisição, preservação e uso da memória, com foco nos sistemas de informação, estruturas tecnológicas desenvolvidas para gestão da informação e criação de conhecimento.