Artigo Memória, relatos autobiográficos e identidade institucional

Ana Paula Goulart e Marialva Barbosa. Comunicação e Sociedade, São Paulo, vol. 28, n. 47, p. 99-114, jun. 2007 Indicação: Miriam Collares Tema: memória institucional, identidade institucional

Nos últimos anos, cada vez mais empresas têm investido em projetos de pesquisa sobre a sua história, muitas vezes criando museus e arquivos com acervos próprios, publicando livros e organizando programas de memória oral,
entrevistando profissionais que atuam ou atuaram no seu interior. Isto tem acontecido com instituições dos mais variados tipos, como a Petrobras, os supermercados Zona Sul, o Grupo Gerdau, a Chocolates Garoto e as Organizações Globo.

O objetivo deste trabalho é refletir sobre o impulso memorialista dessas instituições, sobretudo as de comunicação.

De onde vem a sua vontade de lembrar dessas empresas? O que as leva a valorizar o seu passado e a investir em pesquisa histórica ou na montagem de estruturas arquivísticas?